Em sua nova fase, "ESCOLA EGÍDIA CONTA MORADA NOVA EM RIMAS DE CORDEL - PARTE II" compõe uma das ações do Projeto Jovem de Futuro (PJF).
escolamonsaguiar.blogspot.com
Agora, a proposta é trabalhar com outras turmas da 1ª série do Ensino Médio, para produzir um registro das tradições culturais do município de Morada Nova e divulgar o trabalho na comunidade local e na grande rede mundial de computadores.
Obtenha, a seguir, mais informações sobre o que se programou para o ano de 2013.
ESCOLA:
EEFM Egídia Cavalcante
Chagas
TÍTULO
DO PROJETO:
Escola Egídia Conta Morada Nova em Rimas de Cordel - Parte II
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa, Arte-Educação, História,
Geografia e Sociologia.
AUTOR(ES):
Florisneide Lemos Peixoto, Francimar Lima da Silva, Francisca
Ineida Freitas, Francisco Adalberto Saraiva Filho, Isabel Cecília Cavalcante da
Silva, João Batista Rodrigues da Silva e Vanuza Rodrigues Sabóia.
1.
RESUMO DO
PROJETO
O projeto “Escola Egídia Conta Morada Nova em Rimas de Cordel -
Parte II” tem como objetivo explorar o material (pouco utilizado na escola)
sobre literatura de cordel, disponível na biblioteca Raimundo Girão, da
E.E.F.M. Egídia Cavalcante Chagas, localizada no município de Morada Nova - CE.
Além disso, pretende-se resgatar a história do município, retratando a
realidade do povo, sua cultura, o cotidiano, suas peculiaridades, na
perspectiva de produzir cordéis com o tema e adquirir títulos para enriquecer o
acervo bibliográfico sobre a cultura local. O trabalho será realizado com duas
turmas de 1ª série do Ensino Médio, a fim de aguçar a leitura e a escrita. Os textos produzidos serão publicados em panfletos
impressos e em um livro virtual. O projeto contará com as tecnologias
disponíveis na escola, como computadores conectados à internet, câmeras
digitais, caixa de som com microfone e ainda necessitará de recursos
financeiros para impressão dos panfletos, bem como materiais diversos de
papelaria.
2.
JUSTIFICATIVA DO
PROJETO
A Biblioteca Raimundo Girão, da E.E.F.M. Egídia Cavalcante Chagas,
possui um acervo rico e variado para disseminar a leitura e motivar a pesquisa
escolar. Porém, uma parte desse acervo, referente à literatura de cordel, não
era muito explorada na escola, pouco atraindo a atenção dos alunos, ficando em
desuso essa importante fonte de propagação da cultura popular.
Reconhecendo a necessidade de
se divulgar a literatura de cordel e de preservá-la enquanto saber histórico,
um grupo de professores desenvolverá o projeto “Escola Egídia conta Morada Nova
em rimas de cordel - Parte II”, com alunos da 1ª série do Ensino Médio, por
serem as turmas em que se trabalha o gênero poesia com mais profundidade, bem
como o Trovadorismo.
As produções com a temática
escolhida servirão de material para exposição, nas comemorações alusivas ao dia
do município.
Acredita-se que, com a proposta
realizada, os participantes manifestarão mais curiosidade para apreciar e
valorizar nossa tradição cultural e se sentirão protagonistas, vendo seus
trabalhos divulgados pela cidade e na rede mundial de computadores. Além disso,
espera-se que eles possam se sentir motivados a ler e a buscar mais informações
sobre a literatura de cordel.
3.
OBJETIVOS E RESULTADOS
PRETENDIDOS
ü Explorar a literatura de cordel disponível
na biblioteca Raimundo Girão, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Egídia
Cavalcante Chagas;
ü Reconhecer a importância da literatura de
cordel enquanto patrimônio histórico, artístico e cultural do povo nordestino e
brasileiro;
ü Conhecer as características da poesia
cordelista, esclarecendo sua relação com o Trovadorismo;
ü Explorar habilidades artísticas através da
técnica de xilogravura;
ü Incluir a literatura de cordel na grade
curricular da escola;
ü Resgatar a história folclórica do município
de Morada Nova, recontando-a através de cordéis;
ü Aprimorar o uso das tecnologias para
pesquisa, leitura, produção e publicação de um livro virtual.
4.
PÚBLICO-ALVO/ABRANGÊNCIA
SÉRIE/EM
|
MANHÃ
|
TARDE
|
NOITE
|
1ª
|
|||
2ª
|
|||
3ª
|
|||
TOTAL
|
- METODOLOGIA
O projeto “Escola Egídia Conta
Morada Nova em Rimas de Cordel” acontecerá de forma interdisciplinar,
envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte-Educação, Geografia,
História e Sociologia. A partir do material adotado na escola, o “Primeiro
Aprender”, o professor de história deverá trabalhar sobre temas locais, bem
como a história de figuras e lugares folclóricos que contribuíram para
construir a memória do município.
Em
seguida, haverá a sensibilização com a participação de violeiros locais para
motivar as turmas a participarem do projeto e, na biblioteca, será apresentada
a proposta, sugerindo possíveis modificações.
Posteriormente,
haverá oficinas para o aluno conhecer as características da poesia cordelista,
dentre elas o uso da xilogravura, orientado pela professora de Arte-Educação. A
técnica utilizada para tal atividade será a substituição da madeira pelo
isopor, facilitando o manuseio do material. A turma reconhecerá ainda, sob a
orientação da professora de Língua Portuguesa, a relação existente entre o
cordel e o Trovadorismo. Para essa atividade, será utilizada uma webquest a
fim de direcionar as pesquisas. No laboratório educacional de informática
(LEI), os estudantes participarão de um momento para aprimorar seus
conhecimentos referentes à utilização do editor de textos e conhecerão outros
livros virtuais já produzidos na escola.
Nas
disciplinas de Geografia, Sociologia e História as turmas conhecerão um pouco
do histórico do município e farão pesquisas acerca de personagens folclóricos
que contribuíram para a construção da cultura local, origem dos nomes e outros
fatos importantes que confeccionaram, ao longo dos anos, a tradição popular de
Morada Nova. Nessa etapa, os alunos visitarão pessoas e locais da comunidade a
fim de, através do relato oral, obterem dados para a produção de seus textos.
Os registros serão feitos através de anotações, câmeras digitais, gravadores,
aparelhos celulares e outros recursos disponíveis.
Após
a coleta do material, os estudantes deverão produzir e digitar seus cordéis
para compor as páginas dos folhetos impressos e do livro virtual. Depois de
pronto o material, será escolhido um grupo de alunos que tenham habilidades com
desenho para, juntamente com a professora de Artes, ilustrar os textos.
Todo material produzido será divulgado na
escola em exposição para a culminância do projeto e, em seguida, para a
comunidade, na festa de emancipação política do município.
6. AVALIAÇÃO
A
avaliação do projeto acontecerá de forma processual, realizada no decorrer das
atividades, a partir da observação dos textos produzidos. Isso esclarecerá aos
professores se as expectativas do grupo em relação ao trabalho foram
contempladas. A cada atividade desenvolvida, professores e alunos discutirão os
pontos positivos e negativos e farão os possíveis acertos.
Propõe-se observar ainda se as
dificuldades de leitura e escrita com o gênero “cordel” foram superadas. Será
avaliado também o espírito de cooperação por parte daqueles que apresentarem
mais habilidades em lidar com as tecnologias e com a xilogravura, bem como o
desenvolvimento da autonomia e da criatividade na etapa de produção do livro e
dos folhetos.
Espera-se que, depois do trabalho,
os alunos demonstrem maior interesse pelas obras da literatura de cordel e
propaguem esse interesse a outras turmas da escola.
7.
CRONOGRAMA E ORÇAMENTO
As
atividades do projeto acontecerão na sala de aula, nos espaços do Centro de
Multimeios e em locais da comunidade, algumas no horário da aula (as que
tiverem relação direta com o currículo) e no contraturno, dependendo da
disponibilidade dos professores e alunos envolvidos. Objetiva-se utilizar o
maior número possível de recursos tecnológicos, haja vista ser um dos objetivos
propostos. A apresentação do projeto à comunidade será feita num sábado,
durante o dia, na praça da Igreja Matriz da cidade, local onde é possível
concentrar grande número de pessoas vindas, principalmente, da zona rural. As
ações obedecerão ao seguinte cronograma:
Período
|
Ação
|
Março
|
Sensibilização
para a proposta com a participação de violeiros locais.
Visita
à biblioteca da escola para conhecer as obras da literatura cordelista.
|
Abril
|
Pesquisa
sobre a relação entre o Trovadorismo e a literatura de cordel, através de webquest.
Pesquisa
na internet sobre a literatura de cordel, suas características e sobre
o município de Morada Nova - CE.
Navegação
na internet para conhecer os livros virtuais produzidos na escola.
|
Maio
|
Visita
a lugares e pessoas da comunidade, objetivando colher, através de relatos
orais, informações para compor os textos.
Oficina
sobre editor de texto para digitação das produções.
|
Junho
|
Oficina
de xilogravura.
Produção,
seleção e revisão dos textos.
Publicação
do livro virtual e dos folhetos.
|
Agosto
|
Divulgação
do projeto na escola e na comunidade.
|
Recursos
|
Quantitativo
|
Custo Unitário
|
Total
|
Comendas de agradecimento aos violeiros participantes
|
02
|
R$ 50,00
|
R$ 100,00
|
Aquisição de livros
da literatura de cordel
|
25
|
RS 10,00
|
R$ 250,00
|
Material diverso
de papelaria (isopor,
cartolina, tesoura,
estilete, tinta, pincel,
canetas variadas,
fitas decorativas,
fita adesiva, fita gomada,
apontador, caneta,
EVA, papel laminado,
peso 40, peso 60,
resma de A3,
folha pautada,
cola branca, cola de
isopor)
|
150
|
R$ 1,00
|
R$ 150,00
|
Impressão dos folhetos de cordel
|
1000
|
R$ 1,50
|
R$ 1.500,00
|
TOTAL
|
XXXX
|
XXXXX
|
R$ 2.000,00
|
8.
RESPONSÁVEIS PELA
EXECUÇÃO DO
PROJETO
Professores de sala
de aula das disciplinas envolvidas, professores de apoio do Centro de
Multimeios e Professores Coordenadores do Laboratório Educacional de
Informática (PCLEI).
Morada
Nova, Ceará,
29 de
novembro de
2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário