sexta-feira, 26 de julho de 2013

PROJETO JOVEM DE FUTURO

Em sua nova fase, "ESCOLA EGÍDIA CONTA MORADA NOVA EM RIMAS DE CORDEL - PARTE II" compõe uma das ações do Projeto Jovem de Futuro (PJF).
                
 escolamonsaguiar.blogspot.com
 
Agora, a proposta é trabalhar com outras turmas da 1ª série do Ensino Médio, para produzir um registro das tradições culturais do município de Morada Nova e divulgar o trabalho na comunidade local e na grande rede mundial de computadores.
 
Obtenha, a seguir, mais informações sobre o que se programou para o ano de 2013.



ESCOLA: EEFM Egídia Cavalcante Chagas

TÍTULO DO PROJETO: Escola Egídia Conta Morada Nova em Rimas de Cordel - Parte II

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Arte-Educação, História, Geografia e Sociologia.

AUTOR(ES): Florisneide Lemos Peixoto, Francimar Lima da Silva, Francisca Ineida Freitas, Francisco Adalberto Saraiva Filho, Isabel Cecília Cavalcante da Silva, João Batista Rodrigues da Silva e Vanuza Rodrigues Sabóia.

 

1. RESUMO DO PROJETO

 

            O projeto “Escola Egídia Conta Morada Nova em Rimas de Cordel - Parte II” tem como objetivo explorar o material (pouco utilizado na escola) sobre literatura de cordel, disponível na biblioteca Raimundo Girão, da E.E.F.M. Egídia Cavalcante Chagas, localizada no município de Morada Nova - CE. Além disso, pretende-se resgatar a história do município, retratando a realidade do povo, sua cultura, o cotidiano, suas peculiaridades, na perspectiva de produzir cordéis com o tema e adquirir títulos para enriquecer o acervo bibliográfico sobre a cultura local. O trabalho será realizado com duas turmas de 1ª série do Ensino Médio, a fim de aguçar a leitura e a escrita. Os textos produzidos serão publicados em panfletos impressos e em um livro virtual. O projeto contará com as tecnologias disponíveis na escola, como computadores conectados à internet, câmeras digitais, caixa de som com microfone e ainda necessitará de recursos financeiros para impressão dos panfletos, bem como materiais diversos de papelaria.  

           

2. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

 

            A Biblioteca Raimundo Girão, da E.E.F.M. Egídia Cavalcante Chagas, possui um acervo rico e variado para disseminar a leitura e motivar a pesquisa escolar. Porém, uma parte desse acervo, referente à literatura de cordel, não era muito explorada na escola, pouco atraindo a atenção dos alunos, ficando em desuso essa importante fonte de propagação da cultura popular.

            Reconhecendo a necessidade de se divulgar a literatura de cordel e de preservá-la enquanto saber histórico, um grupo de professores desenvolverá o projeto “Escola Egídia conta Morada Nova em rimas de cordel - Parte II”, com alunos da 1ª série do Ensino Médio, por serem as turmas em que se trabalha o gênero poesia com mais profundidade, bem como o Trovadorismo.

            As produções com a temática escolhida servirão de material para exposição, nas comemorações alusivas ao dia do município.

            Acredita-se que, com a proposta realizada, os participantes manifestarão mais curiosidade para apreciar e valorizar nossa tradição cultural e se sentirão protagonistas, vendo seus trabalhos divulgados pela cidade e na rede mundial de computadores. Além disso, espera-se que eles possam se sentir motivados a ler e a buscar mais informações sobre a literatura de cordel.

 

3. OBJETIVOS E RESULTADOS PRETENDIDOS

 

ü  Explorar a literatura de cordel disponível na biblioteca Raimundo Girão, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Egídia Cavalcante Chagas;

ü  Reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico, artístico e cultural do povo nordestino e brasileiro;

ü Conhecer as características da poesia cordelista, esclarecendo sua relação com o Trovadorismo;

ü  Explorar habilidades artísticas através da técnica de xilogravura;

ü  Incluir a literatura de cordel na grade curricular da escola;

ü  Resgatar a história folclórica do município de Morada Nova, recontando-a através de cordéis;

ü Aprimorar o uso das tecnologias para pesquisa, leitura, produção e publicação de um livro virtual.

 

4. PÚBLICO-ALVO/ABRANGÊNCIA

 

SÉRIE/EM
MANHÃ
TARDE
NOITE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
TOTAL
 
 
 

 

  1. METODOLOGIA

 

            O projeto “Escola Egídia Conta Morada Nova em Rimas de Cordel” acontecerá de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte-Educação, Geografia, História e Sociologia. A partir do material adotado na escola, o “Primeiro Aprender”, o professor de história deverá trabalhar sobre temas locais, bem como a história de figuras e lugares folclóricos que contribuíram para construir a memória do município.

            Em seguida, haverá a sensibilização com a participação de violeiros locais para motivar as turmas a participarem do projeto e, na biblioteca, será apresentada a proposta, sugerindo possíveis modificações.

            Posteriormente, haverá oficinas para o aluno conhecer as características da poesia cordelista, dentre elas o uso da xilogravura, orientado pela professora de Arte-Educação. A técnica utilizada para tal atividade será a substituição da madeira pelo isopor, facilitando o manuseio do material. A turma reconhecerá ainda, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, a relação existente entre o cordel e o Trovadorismo. Para essa atividade, será utilizada uma webquest a fim de direcionar as pesquisas. No laboratório educacional de informática (LEI), os estudantes participarão de um momento para aprimorar seus conhecimentos referentes à utilização do editor de textos e conhecerão outros livros virtuais já produzidos na escola.

            Nas disciplinas de Geografia, Sociologia e História as turmas conhecerão um pouco do histórico do município e farão pesquisas acerca de personagens folclóricos que contribuíram para a construção da cultura local, origem dos nomes e outros fatos importantes que confeccionaram, ao longo dos anos, a tradição popular de Morada Nova. Nessa etapa, os alunos visitarão pessoas e locais da comunidade a fim de, através do relato oral, obterem dados para a produção de seus textos. Os registros serão feitos através de anotações, câmeras digitais, gravadores, aparelhos celulares e outros recursos disponíveis.

            Após a coleta do material, os estudantes deverão produzir e digitar seus cordéis para compor as páginas dos folhetos impressos e do livro virtual. Depois de pronto o material, será escolhido um grupo de alunos que tenham habilidades com desenho para, juntamente com a professora de Artes, ilustrar os textos.

             Todo material produzido será divulgado na escola em exposição para a culminância do projeto e, em seguida, para a comunidade, na festa de emancipação política do município.

 

6. AVALIAÇÃO

 

            A avaliação do projeto acontecerá de forma processual, realizada no decorrer das atividades, a partir da observação dos textos produzidos. Isso esclarecerá aos professores se as expectativas do grupo em relação ao trabalho foram contempladas. A cada atividade desenvolvida, professores e alunos discutirão os pontos positivos e negativos e farão os possíveis acertos.

            Propõe-se observar ainda se as dificuldades de leitura e escrita com o gênero “cordel” foram superadas. Será avaliado também o espírito de cooperação por parte daqueles que apresentarem mais habilidades em lidar com as tecnologias e com a xilogravura, bem como o desenvolvimento da autonomia e da criatividade na etapa de produção do livro e dos folhetos.

            Espera-se que, depois do trabalho, os alunos demonstrem maior interesse pelas obras da literatura de cordel e propaguem esse interesse a outras turmas da escola.

 

7. CRONOGRAMA E ORÇAMENTO

 

            As atividades do projeto acontecerão na sala de aula, nos espaços do Centro de Multimeios e em locais da comunidade, algumas no horário da aula (as que tiverem relação direta com o currículo) e no contraturno, dependendo da disponibilidade dos professores e alunos envolvidos. Objetiva-se utilizar o maior número possível de recursos tecnológicos, haja vista ser um dos objetivos propostos. A apresentação do projeto à comunidade será feita num sábado, durante o dia, na praça da Igreja Matriz da cidade, local onde é possível concentrar grande número de pessoas vindas, principalmente, da zona rural. As ações obedecerão ao seguinte cronograma:

 

Período
Ação
Março
Sensibilização para a proposta com a participação de violeiros locais.
Visita à biblioteca da escola para conhecer as obras da literatura cordelista.
Abril
Pesquisa sobre a relação entre o Trovadorismo e a literatura de cordel, através de webquest.
Pesquisa na internet sobre a literatura de cordel, suas características e sobre o município de Morada Nova - CE.
Navegação na internet para conhecer os livros virtuais produzidos na escola.
Maio
Visita a lugares e pessoas da comunidade, objetivando colher, através de relatos orais, informações para compor os textos.
Oficina sobre editor de texto para digitação das produções.
Junho
Oficina de xilogravura.
Produção, seleção e revisão dos textos.
Publicação do livro virtual e dos folhetos.
Agosto
Divulgação do projeto na escola e na comunidade.

 

 

Recursos
Quantitativo
Custo Unitário
Total
Comendas de agradecimento aos violeiros participantes
02
R$ 50,00
R$ 100,00
Aquisição de livros da literatura de cordel
25
RS 10,00
R$ 250,00
Material diverso de papelaria (isopor, cartolina, tesoura, estilete, tinta, pincel, canetas variadas, fitas decorativas, fita adesiva, fita gomada, apontador, caneta, EVA, papel laminado, peso 40, peso 60, resma de A3, folha pautada, cola branca, cola de isopor)
150
R$ 1,00
R$ 150,00
Impressão dos folhetos de cordel
1000
R$ 1,50
R$ 1.500,00
TOTAL
XXXX
XXXXX
R$ 2.000,00

 

 

8. RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO

 

Professores de sala de aula das disciplinas envolvidas, professores de apoio do Centro de Multimeios e Professores Coordenadores do Laboratório Educacional de Informática (PCLEI).

 

 
Morada Nova, Ceará, 29 de novembro de 2012.
 
 

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