quinta-feira, 25 de julho de 2013

GÊNESE DO PROJETO

Idealizado por um grupo de professores do Centro de Multimeios, o projeto "Escola Egídia Conta Morada Nova em Rimas de Cordel" teve início em 2011, envolvendo estudantes da 1ª série do Ensino Médio.
 
Confira abaixo, a estrutura inicial do projeto:


PROJETO

Escola Egídia Conta Morada Nova em Rimas de Cordel

 

1. Identificação


Nome do cursista
Francimar Lima da Silva
Nome da Escola: E.E.F.M. Egídia Cavalcante Chagas  Local: Morada Nova-CE
Série: 1ª do Ensino Médio                                              Número de alunos: 40
Professores envolvidos:
Augusta Carneiro, Isabel Cecília, João Batista, Nêres Maurício e Osenir Melo.

           

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema


A Biblioteca Raimundo Girão, da E.E.F.M. Egídia Cavalcante Chagas, possui um acervo rico e variado para disseminar a leitura e motivar a pesquisa escolar. Porém, uma parte desse acervo referente à Literatura de Cordel, não é muito explorada na escola, pouco atraindo a atenção dos alunos, ficando em desuso essa importante fonte de propagação da cultura popular.

 
 
3. Justificativa


Reconhecendo a necessidade de se divulgar a literatura de cordel e de preservá-la enquanto saber histórico, um grupo de seis professores desenvolverá o projeto “Escola Egídia Conta Morada Nova em Rimas de Cordel”, com alunos da 1ª série do Ensino Médio, leitores da biblioteca, a fim de aguçar a leitura e incluir, quem sabe, o gênero na grade curricular da escola. O projeto contemplará alunos da 1ª série, por serem as turmas em que se trabalha o gênero poesia com mais aprofundamento, bem como o Trovadorismo.
 
Pretende-se também fazer um resgate da história de Morada Nova - CE, na perspectiva de produzir cordéis com o tema e adquirir títulos para enriquecer o acervo bibliográfico, que é carente de informações sobre a cultura local. Os textos produzidos buscarão retratar a realidade do povo de Morada Nova - CE, sua cultura, o cotidiano, suas peculiaridades e serão páginas de panfletos e de um livro virtual. As produções com a temática escolhida servirão de material para exposição, nas comemorações alusivas ao dia do município.
 
Acredita-se que, com a proposta realizada, os participantes manifestarão mais curiosidade para apreciar e valorizar nossa tradição cultural e se sentirão protagonistas vendo seus trabalhos serem divulgados pela cidade.
 

 

4. Objetivo(s)


·         Explorar a literatura de cordel disponível na biblioteca Raimundo Girão;
·         Reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo nordestino e brasileiro;
·         Conhecer as características da poesia cordelista, esclarecendo sua relação com o Trovadorismo;
·         Incluir a literatura de cordel na grade curricular da escola;
·         Resgatar a história do município de Morada Nova, recontando-a através de cordéis;
·         Aprimorar o uso das tecnologias para pesquisa, leitura, produção e publicação de um livro virtual.


 
5. Conteúdos


  • Literatura de Cordel, suas características e relação com o Trovadorismo;
  • História do município de Morada Nova.

 

6. Disciplinas envolvidas


Língua Portuguesa, Arte-Educação e História.

 

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma


METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS
Inicialmente, será investigado sobre o que os alunos conhecem da Literatura de Cordel. No espaço da biblioteca e com a participação de violeiros locais, a turma será sensibilizada para a temática escolhida e motivada a participar do projeto, avaliando a proposta e sugerindo possíveis modificações.
 
Posteriormente, o grupo participará de uma oficina para conhecer as características da poesia cordelista, dentre elas, o uso da xilogravura, orientado pelos professores do Centro de Multimeios e de Arte-Educação. Logo após, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, estudarão sobre a relação existente entre o cordel e o Trovadorismo. Para essa atividade, serão usados recursos como livros, vídeos e computadores conectados à internet. No Laboratório Educacional de Informática (LEI), os estudantes participarão de um momento para aprimorar seus conhecimentos referentes à utilização do editor de textos e conhecerão outros livros virtuais já produzidos na escola.
 
Orientada pelo professor de História, a turma conhecerá um pouco do histórico do município e perceberá a importância dos registros que farão a partir do projeto. As informações pesquisadas explanarão acerca de personagens folclóricos que contribuíram para a construção da cultura local, origem dos nomes de algumas localidades, o surgimento de eventos como a “feira do malandro” e outros fatos importantes que confeccionaram, ao longo dos anos, a tradição popular de Morada Nova. Nessa etapa, os alunos farão pesquisa de campo com pessoas da comunidade a fim de, através do relato oral, obterem dados para a produção de seus textos. Os registros poderão ser feitos com anotações, câmeras digitais, gravadores, aparelhos celulares e/ou outros recursos disponíveis.
 
Após a coleta do material, os estudantes serão instigados a produzir e digitar seus cordéis que serão selecionados pelo grupo de professores para compor as páginas dos livros (folhetos impressos e publicação virtual). Depois de pronto o material, será escolhido um grupo de alunos que tenha habilidade com desenho para, juntamente com a professora de Arte-Educação, ilustrar as narrativas.
 
A preparação dos folhetos contará com a participação de todos os envolvidos, assim como a construção do livro virtual. A proposta é que o material produzido seja divulgado na escola em exposição para culminância do projeto e, em seguida, para a comunidade, na festa do município. O livro virtual ficará disponível nos blogs da escola.
 
 
CRONOGRAMA
01/06 - Sensibilização para a proposta e temática com a participação de violeiros locais;
06/06 - Oficina de cordel e de xilogravura;
07/06 - Pesquisa sobre a relação entre o Trovadorismo e a Literatura de Cordel;
08 a 15/06 - Estudo e diálogo com a comunidade sobre a história do município;
16/06 - Oficina sobre a utilização do editor de texto para digitação das produções;
17 a 24/06 - Produção, seleção e revisão dos textos para produção dos folhetos;
27/06 - Publicação do livro virtual;
28 a 30/06 - Divulgação do projeto na escola;
02/08 - Divulgação do projeto na comunidade local.
 

 

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)


 
  • Livros
  • Câmera filmadora;
  • Máquina fotográfica;
  • Aparelhos celulares;
  • Gravadores;
  • Computadores conectados à Internet;
  • Data show.

 

9. Registro do processo


Através dos folhetos produzidos, que farão parte do acervo da biblioteca escolar “Raimundo Girão” e do livro virtual que ficará disponível nos blogs da escola, de forma que as produções sirvam como fonte de informação para se realizarem novas pesquisas envolvendo a temática.

 

10. Avaliação e Resultados esperados


A avaliação será processual, realizada no decorrer das atividades, a partir da observação dos textos produzidos. Espera-se que, depois do trabalho, os alunos demonstrem interesse pelas obras da literatura de cordel e possam propagar a outras turmas da escola a vontade de conhecê-la.

 

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado


A partir de exposição dos textos, na escola, em evento preparado para socializar o projeto. Na cidade (em comemoração à festa do município) e na internet, através do livro virtual.

 

12. Referências Bibliográficas


ACADEMIA Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: http://www.ablc.com.br/. Acesso em: 26 jul. 2013.
ALFREDO, Olegário. Folclore em cordel: uma antologia. Belo Horizonte, Crisálida, 2009.
ARAÚJO, Ana Paula de. Literatura de Cordel. Disponível em: http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/. Acesso em 26 jul. 2013.
ASSARÉ, Patativa do. Cordéis, 1ª ed. Fortaleza, UFC Edições, 2002.
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola. 22ª ed., São Paulo, Edições Loyola, 2008.
CEREJA & MAGALHÃES, William Roberto e Thereza Cochar. Português: linguagens, vol. único. São Paulo, Atual, 2003.
CHAGAS, Dilson Pontes. Morada Nova em revista. Fortaleza, ABC Editora, 2001.
FREIRE, José da Rocha. Zé Melancia - cordel. São Paulo, Hedra, 2005.
GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Cordel: leitores e ouvintes. 2ª ed., Belo Horizonte, Autêntica, 2010.
LITERATURA de Cordel. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel. Acesso em: 26 jul. 2013.
MORADA Nova. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Morada_Nova. Acesso em: 26 jul. 2013.
NICOLA, José de. Português: ensino médio, vol. 1. São Paulo, Scipione, 2005.
RAULINO, Francisco Wilson. Jaguaribe, o vale das violas. Fortaleza, FEMAG, 1998.
SENNA, Costa. Caminhos diversos sob os signos de cordel. 1ª ed., São Paulo, Global, 2008.
XILOGRAVURA. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura. Acesso em: 26 jul. 2013.
 
 



 




 
 
 
 

 

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