Idealizado por um grupo de professores do Centro de Multimeios, o projeto "Escola Egídia Conta Morada Nova em Rimas de Cordel" teve início em 2011, envolvendo estudantes da 1ª série do Ensino Médio.
Confira abaixo, a estrutura inicial do projeto:
PROJETO
Escola
Egídia Conta Morada Nova em Rimas de Cordel
1.
Identificação
Nome do
cursista
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Francimar
Lima da Silva
|
Nome da
Escola: E.E.F.M. Egídia Cavalcante Chagas
Local: Morada Nova-CE
| |
Série: 1ª
do Ensino Médio Número
de alunos: 40
| |
Professores
envolvidos:
Augusta
Carneiro, Isabel Cecília, João Batista, Nêres Maurício e Osenir Melo.
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2.
Problemática a ser estudada / Definição do Tema
A
Biblioteca Raimundo Girão, da E.E.F.M. Egídia Cavalcante Chagas, possui um
acervo rico e variado para disseminar a leitura e motivar a pesquisa escolar.
Porém, uma parte desse acervo referente à Literatura de Cordel, não é muito
explorada na escola, pouco atraindo a atenção dos alunos, ficando em desuso
essa importante fonte de propagação da cultura popular.
|
3.
Justificativa
Reconhecendo a necessidade de se divulgar a literatura de
cordel e de preservá-la enquanto saber histórico, um grupo de seis
professores desenvolverá o projeto “Escola Egídia Conta Morada Nova em Rimas
de Cordel”, com alunos da 1ª série do Ensino Médio, leitores da biblioteca, a
fim de aguçar a leitura e incluir, quem sabe, o gênero na grade curricular da
escola. O projeto contemplará alunos da 1ª série, por serem as turmas em que
se trabalha o gênero poesia com mais aprofundamento, bem como o Trovadorismo.
Pretende-se
também fazer um resgate da história de Morada Nova - CE, na perspectiva de
produzir cordéis com o tema e adquirir títulos para enriquecer o acervo
bibliográfico, que é carente de informações sobre a cultura local. Os textos
produzidos buscarão retratar a realidade do povo de Morada Nova - CE, sua
cultura, o cotidiano, suas peculiaridades e serão páginas de panfletos e de
um livro virtual. As produções com a temática escolhida servirão de material
para exposição, nas comemorações alusivas ao dia do município.
Acredita-se
que, com a proposta realizada, os participantes manifestarão mais curiosidade
para apreciar e valorizar nossa tradição cultural e se sentirão protagonistas
vendo seus trabalhos serem divulgados pela cidade.
|
4.
Objetivo(s)
·
Explorar a literatura de cordel disponível na
biblioteca Raimundo Girão;
·
Reconhecer a importância da literatura de cordel
enquanto patrimônio histórico e cultural do povo nordestino e brasileiro;
·
Conhecer as características da poesia cordelista,
esclarecendo sua relação com o Trovadorismo;
·
Incluir a literatura de cordel na grade curricular da
escola;
·
Resgatar a história do município de Morada Nova,
recontando-a através de cordéis;
·
Aprimorar o uso das tecnologias para pesquisa, leitura,
produção e publicação de um livro virtual.
|
5.
Conteúdos
|
6.
Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa, Arte-Educação e
História.
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7.
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS
Inicialmente,
será investigado sobre o que os alunos conhecem da Literatura de Cordel. No
espaço da biblioteca e com a participação de violeiros locais, a turma será
sensibilizada para a temática escolhida e motivada a participar do projeto,
avaliando a proposta e sugerindo possíveis modificações.
Posteriormente,
o grupo participará de uma oficina para conhecer as características da poesia
cordelista, dentre elas, o uso da xilogravura, orientado pelos professores do
Centro de Multimeios e de Arte-Educação. Logo após, sob a orientação da
professora de Língua Portuguesa, estudarão sobre a relação existente entre o
cordel e o Trovadorismo. Para essa atividade, serão usados recursos como
livros, vídeos e computadores conectados à internet. No Laboratório Educacional
de Informática (LEI), os estudantes participarão de um momento para aprimorar
seus conhecimentos referentes à utilização do editor de textos e conhecerão
outros livros virtuais já produzidos na escola.
Orientada
pelo professor de História, a turma conhecerá um pouco do histórico do
município e perceberá a importância dos registros que farão a partir do
projeto. As informações pesquisadas explanarão acerca de personagens
folclóricos que contribuíram para a construção da cultura local, origem dos
nomes de algumas localidades, o surgimento de eventos como a “feira do
malandro” e outros fatos importantes que confeccionaram, ao longo dos anos, a
tradição popular de Morada Nova. Nessa etapa, os alunos farão pesquisa de
campo com pessoas da comunidade a fim de, através do relato oral, obterem
dados para a produção de seus textos. Os registros poderão ser feitos com
anotações, câmeras digitais, gravadores, aparelhos celulares e/ou outros
recursos disponíveis.
Após
a coleta do material, os estudantes serão instigados a produzir e digitar
seus cordéis que serão selecionados pelo grupo de professores para compor as
páginas dos livros (folhetos impressos e publicação virtual). Depois de
pronto o material, será escolhido um grupo de alunos que tenha habilidade com
desenho para, juntamente com a professora de Arte-Educação, ilustrar as
narrativas.
A
preparação dos folhetos contará com a participação de todos os envolvidos,
assim como a construção do livro virtual. A proposta é que o material
produzido seja divulgado na escola em exposição para culminância do projeto
e, em seguida, para a comunidade, na festa do município. O livro virtual
ficará disponível nos blogs da escola.
CRONOGRAMA
01/06 - Sensibilização para a proposta e temática com a
participação de violeiros locais;
06/06 - Oficina de cordel e de xilogravura;
07/06 - Pesquisa sobre a relação entre o Trovadorismo e a
Literatura de Cordel;
08 a 15/06 - Estudo e diálogo com a comunidade sobre a
história do município;
16/06 - Oficina sobre a utilização do editor de texto para
digitação das produções;
17 a 24/06 - Produção, seleção e revisão dos textos para
produção dos folhetos;
27/06 - Publicação do livro virtual;
28 a 30/06 - Divulgação do projeto na escola;
02/08 - Divulgação do projeto na comunidade local.
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8.
Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
|
9.
Registro do processo
Através dos folhetos produzidos, que farão
parte do acervo da biblioteca escolar “Raimundo Girão” e do livro virtual que
ficará disponível nos blogs da escola, de forma que as produções
sirvam como fonte de informação para se realizarem novas pesquisas envolvendo
a temática.
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10.
Avaliação e Resultados esperados
A
avaliação será processual, realizada no decorrer das atividades, a partir da
observação dos textos produzidos. Espera-se que, depois do trabalho, os
alunos demonstrem interesse pelas obras da literatura de cordel e possam
propagar a outras turmas da escola a vontade de conhecê-la.
|
11.
Divulgação / Socialização do Projeto realizado
A
partir de exposição dos textos, na escola, em evento preparado para
socializar o projeto. Na cidade (em comemoração à festa do município) e na internet,
através do livro virtual.
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12.
Referências Bibliográficas
ACADEMIA
Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: http://www.ablc.com.br/.
Acesso em: 26 jul. 2013.
ALFREDO, Olegário. Folclore
em cordel: uma antologia. Belo Horizonte, Crisálida, 2009.
ARAÚJO,
Ana Paula de. Literatura de Cordel. Disponível
em: http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/.
Acesso em 26 jul. 2013.
ASSARÉ, Patativa do. Cordéis,
1ª ed. Fortaleza, UFC Edições, 2002.
BAGNO, Marcos. Pesquisa
na escola. 22ª ed., São Paulo, Edições Loyola, 2008.
CEREJA
& MAGALHÃES, William Roberto e Thereza Cochar. Português: linguagens,
vol. único. São Paulo, Atual, 2003.
CHAGAS, Dilson Pontes. Morada
Nova em revista. Fortaleza, ABC Editora, 2001.
FREIRE, José da Rocha. Zé
Melancia - cordel. São Paulo, Hedra, 2005.
GALVÃO, Ana Maria de
Oliveira. Cordel: leitores e ouvintes. 2ª ed., Belo Horizonte,
Autêntica, 2010.
LITERATURA
de Cordel. In: WIKIPÉDIA: a
enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel.
Acesso em: 26 jul. 2013.
MORADA
Nova. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia
livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Morada_Nova.
Acesso em: 26 jul. 2013.
NICOLA,
José de. Português: ensino médio, vol. 1. São Paulo, Scipione, 2005.
RAULINO, Francisco
Wilson. Jaguaribe, o vale das violas. Fortaleza, FEMAG, 1998.
SENNA, Costa. Caminhos
diversos sob os signos de cordel. 1ª ed., São Paulo, Global, 2008.
XILOGRAVURA.
In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura.
Acesso em: 26 jul. 2013.
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